A Zona de DNS de um Domínio contém todos os Registos de DNS que permitem resolver o domínio para IPs (ou outros domínios) e direcionar o domínio para diferentes serviços como websites, serviços de email e outros.

Conforme o tipo de serviço que estiver a utilizar, existirá uma Zona Autoritária, isto é, a zona que irá de facto ser consultada quando são feitos pedidos relacionados com o domínio. Abaixo poderá consultar o passo a passo sobre como gerir as Zonas de DNS no Plesk Obsidian.

Através do cPanel é possível editar ou criar Registos de DNS. Para tal, aceda ao cPanel e no separador “Domains” clique na opção “Zone Editor”.

De seguida, serão apresentados todos os Registos existentes na Zona de dns.

Gestão da Zona:

Para editar um Registo, identifique o registo pretendido, clique em “Edit” e altere para o valor desejado. Para alterar o tipo de registo para outro, deve remover o atual e adicionar o novo do tipo pretendido.

Para tal, utilize a opção “Delete” no registo que pretende apagar.  Para criar novos registos, clique em “Add Record” e preencha os campos solicitados:

Name: caso seja um registo para o domínio principal, deverá escrever o domínio seguido de um ponto final. No caso de ser um registo para um subdomínio, insira apenas o nome do subdomínio desejado.

TTL (time to live): Indica o tempo (segundos) que o registo será mantido em cache nos servidores de DNS. Quanto mais baixo for o valor em segundos (mínimo 60)M«, mais fácil será fazer alterações nesse registo e que estas sejam mais rapidamente propagadas pois a cada 60 segundos o servidor de DNS irá descartar o registo e consultá-lo novamente (mesmo que tenha o mesmo valor). Deverá ter em consideração que ao criar um registo, o mesmo irá necessitar de propagar e pode não fica imediatamente disponível.

Type: O tipo de registo que irá ser criado.

Record: O valor desejado para o novo registo.

Nota: Em alguns casos quando é solicitado por outro serviço que crie um Registo na Zona de DNS dando a indicação do nome a inserir ser um @, deverá considerar o @ como sendo o próprio domínio.